Hydnophytum (Planta-formigueiro)

Hydnophytum (Planta-formigueiro)

Uma planta diferente originária da Ásia tropical, agora disponível nos Jardins Sintra.

 

Ordem: Gentianales
Família: Rubiaceae
Género: Hydnophytum
Variedade: Hydnophytum ‘Treasure’

Nome comum: Planta-formigueiro

 

São plantas muito diferentes e com características muito curiosos.

Originárias das florestas tropicais do Sudeste asiático e Austrália, crescem agarradas aos troncos e ramos das árvores – são plantas epífitas – utilizando as árvores unicamente como suporte. Não são plantas parasitas.

A verdadeira relação simbiótica é entre a planta e as formigas. A planta é constituída por um caule gordo e tuberoso e as formigas utilizam-o como casas. Penetram por um buraquinho e escavam túneis dentro da plantas fazendo lá o seu formigueiro. Esta utilização pelas formigas não afeta negativamente a planta, pelo contrário, as formigas trazem benefícios para as plantas, protegem a planta contra ataques de outros animais e os detritos que ficam no interior são aproveitados pela planta como alimento.

Nas nossas casas o cultivo destas plantas deve ser feito no interior ou numa estufa aquecida no inverno. Temperaturas entre os 18 e os 25 graus são ideais. Gosta de luz, mas não gosta de sol direto. Devem ser cultivadas num vaso pequeno com casca de pinheiro e fibra de coco aos pedaços (mistura para orquídeas) e deve ser regada com moderação, cerca de uma vez por semana. A planta não necessita de formigas para viver.

O caule inchado da planta armazena água por isso, como também acontece nas orquídeas ou nas suculentas, o excesso de regas leva ao apodrecimento da planta.

As plantas são facilmente propagadas por semente. A planta dá umas florzinhas pequeninas e brancas e uns frutos pequenos cor-de-laranja. Cada fruto tem uma semente que se planta e que germina com muito facilidade.

Uma bonita planta ideal para quem gosta de plantas diferentes e exóticas!!

 

Positive SSL