Para o pátio ou jardim, em locais com pouco sol, plante as coloridas Hortênsias.
Ordem: Cornales
Família: Hydrangeaceae
Género: Hydrangea
Espécies: Hydrangea macrophylla
Muitas das variedades encontradas no comércio são híbridos.
O género Hydrangea agrupa cerca de 80 espécies que são originárias da Ásia (China, Japão, Indonésia, Himalaias) mas também em alguns países do continente americano. A maior parte das espécies são arbustos ou pequenas árvores que podem atingir até os 3 metros mas neste género também existem espécies trepadeiras que crescem por vários metros subindo por outras árvores.
A espécie mais conhecida e utilizada como planta ornamental é a Hydrangea macrophylla. As suas flores são pequenas mas crescem em enormes aglomerados dando um aspeto de pom-pom. As cores mais comuns são o branco, o rosa e, quando plantadas em solos ácidos, a famosa coloração azul. Existem, hoje em dia, muitas váriedades de híbridos com florações muito variaveis nas suas formas mas mantendo-se nos tons entre o branco – rosa – azul.
Para uma melhor e mais colorida floração, devem ser plantadas em solo ácido e fertilizadas com adubo próprio para plantas acidófilas.
O local ideal para plantar a sua Hortênsia é num local de meia sombra com mais luz, ou mesmo sol direto, durante a manhã e sombra de tarde. Podem ser plantadas em vasos mas os melhores resultados são obtidos com plantas em canteiro ou no chão.
A planta tem crescimento lento e deve ser podada, todos os anos, geralmente no Outono, após a queda das flores.
As florações têm o seu pico na Primavera e Verão. As flores duram bastante, são muito utilizadas como flores de corte e podem ser secas para arranjos florais ainda mais duradouros.