Bletilla striata

Bletilla striata

Uma boa opção para cultivar orquídeas no jardim.

 

Família: Orchidaceae
Sub-família: Epidendroideae
Tribo: Arethuseae
Sub-tribo: Coelogyninae
Género: Bletilla

São das orquídeas mais fáceis de cultivar no nosso país. São orquídeas terrestres e podem ser cultivadas no exterior ou no interior, em vaso ou em canteiros e bordaduras, ou mesmo plantadas no chão. A planta no Inverno praticamente desaparece e volta a crescer na Primavera, emitindo depois as hastes florais constituídas por várias flores. As Bletilla striata são cor-de-rosa, mas encontra-se também facilmente a variação Alba, completamente branca. As flores são muito bonitas e o labelo parece um tecido plissado.

São originárias do continente asiático, e o género Bletilla é constituído por 9 espécies distribuídas por países como a China, Japão, Vietname, entre outros.

São constituídos por uma espécie de ‘bolbos’ que ficam enterrados quase à superfície da terra e desses ‘bolbos’ crescem folhas verdes, alongadas e estriadas.

São uma mais valia para qualquer jardim e são muito fáceis de cultivar. Os cuidados são poucos: O substrato pode ser substrato para plantas de jardim com um pouco de perlite para evitar que seque. quando as folhas começam a nascer devemos fertilizar e continuar a fazê-lo até ao fim da floração. Todos os anos vamos tendo mais plantas e maiores florações. É uma planta que deveria estar presente em qualquer jardim.